Mostra Cariri de culturas

18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas concluída com sucesso

XVII MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS - ALCEU VALENCA

É com a sensação de dever cumprido que o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, conclui a décima-oitava edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Durante cinco dias, aproximadamente 200 atividades de teatro, dança, música, cinema, literatura, artes visuais e cultura popular aconteceram em diversas cidades da região do Cariri, promovendo a difusão das artes pela região.

 

A Mostra Cariri promove o intercâmbio cultural entre mais de 2 mil artistas do Ceará e do Brasil, fortalecendo a arte local e servindo de fonte de inspiração para obras em todo o País.

 

A cultura popular é um dos alicerces da Mostra Sesc Cariri de Culturas. 105 grupos de tradição foram convidados a participar da Mostra. Maneiros-paus, bandas cabaçais, reisados, lapinhas e bacamarteiros, entre outras manifestações tradicionais, encantaram o público que acompanhou a programação.

 

Para fazer um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, cerca de 500 profissionais se empenharam em organizar e executar uma programação plural, acessível e rica. Sem estes profissionais, a Mostra Sesc Cariri de Culturas não teria o brilho que hoje possui.

 

A Mostra valoriza ainda a reflexão e a construção de um novo pensamento, deixando um legado para o Cariri. É este o intuito do Seminário Arte e Pensamento que, este ano, refletiu sobre as mudanças culturais na região, convidando gestores culturais e autoridades governamentais para expor suas soluções e diretrizes.

 

Valorizando nossa Mostra, artistas de grande renome nacional como Martinho da Vila, Waldonys e Marcos Lessa alegraram a população das cidades visitadas por seus shows. E, para encerrar de maneira espetacular, a 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas foi concluída com a apresentação de Alceu Valença, reunindo cerca de 25 mil pessoas no Parque da Cidade em Barbalha.

 

O Sesc agradece a cada um de vocês e nos vemos ano que vem!